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EDITAL N° 132/2025 – Projeto "PRODUTOS QUÍMICOS INOVADORES DE BASE BIOLÓGICA OU MEDIANTE RECICLAGEM PARA UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA VERDE)."
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:132/2025
Publicado em16/09/2025 às 09:00

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, contrato nº 01.24.0261.00 (2060/23) processo nº SEI:  23089.024141/2023-95, com o objetivo de apoiar o projeto PRODUTOS QUÍMICOS INOVADORES DE BASE BIOLÓGICA OU MEDIANTE RECICLAGEM PARA UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA VERDE.”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsista(s) para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial DTI-B 

DTI-B

PRESENCIAL

 Ver anexo 1

Graduação em design de produto

 

Mestrado concluído ou Doutorado em curso em alguma das áreas temáticas:

Ergonomia, Usabilidade, Desenvolvimento de Projeto de Produto e Sistemas Informacionais

 

2 (dois) anos de efetiva experiência comprovada em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. (vide Anexo I)

 1 (uma) vaga

R$ 3.900,80

12 (doze) meses

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial DTI-B

1.1.1.2. Tenham graduação em design de produto.

1.1.1.3. Mestrado concluído ou Doutorado em curso em alguma das áreas temáticas: Ergonomia, Usabilidade, Desenvolvimento de Projeto de Produto e Sistemas Informacionais

1.1.1.4. Tenham, no mínimo, 2 (dois) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação.

1.1.1.5. Tenham experiência comprovada no desenvolvimento de produtos e/ ou em pesquisas acadêmicas no campo da Ergonomia.

1.1.1.6. Tenha, conhecimento aprofundado em Ergonomia voltada ao desenvolvimento de produtos industriais.

1.1.1.7. Tenham experiencia em modelagem 3D de projetos e na utilização de tecnologias de impressão 3D.


1.2.   São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1. Ver anexo 1.

 1.3. Serão disponibilizadas 1 vaga, conforme quadro 1. DESCRIÇÃO DA VAGA

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar 40 (quarenta) horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma PRESENCIAL.

 

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3.2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 17/09/2025 e as 23h59min do dia 17/10/2025.  Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até esse horário (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia rbhernandez@unifesp.br de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados como arquivos independentes em pdf e nomeados conforme dispostos cv, carta de intenção e comprovante de escolaridade exigida ).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (132/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

.

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial DTI-B

4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$3.900,80 (três mil, novecentos reais e oitenta centavos), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de 03/11/2025 A 03/11/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

20/10/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

21/10/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

22/10/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

23/10/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

24/10/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

27/10/2025

7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa poderá ser reajustado, desde que condicionado à disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que haverá retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 03/11/2025 e término em 03/11/2026.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO PRODUTOS QUÍMICOS INOVADORES DE BASE BIOLÓGICA OU MEDIANTE RECICLAGEM PARA UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA VERDE.” - EDITAL Nº 132/2025

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto:  rbhernandez@unifesp.br

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.5. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

Anexo 1

Tipo

Equivalência

Responsáveis

Instituição

Perfil e atividades do bolsista

DTI-B

PhD (CAPES/CNPq)

Higor

SENAI-SP

PARA ATUAR NO GRUPO DE TRABALHO DO IST METALMECÂNICA   DO SENAI SP.

O candidato fará parte de um time multidisciplinar da unidade, focado na resolução de problemas em ergonomia de projetos de desenvolvimento na fronteira do conhecimento tecnológico.

ATIVIDADES

·        Realizar estudos ergonômicos dentro da parte interna de veículos considerando a inserção de sensores que levantem informações sobre a saúde do motorista.

·        Apoiar e estabelecer os requisitos ergonômicos a serem analisados no estudo;

·        Indicar, após estudo, o melhor posicionamento dos sensores dentro do habitáculo do veículo.

·        Criar protocolos de teste para levantamento das informações ergonômicas do projeto e demostrar de maneira sistemática os resultados;

·        Desenvolver cases para os sensores a serem posicionados dentro do habitáculo do veículo.

·        Desenvolver o projeto do case para o wearable (equipamento vestível para o usuário).

·        Utilizar a tecnologia de impressão 3D para demonstração dos projetos do case de sensores e wearable.

·        Trabalhar simultaneamente e em sintonia com os times de design, engenharia e eletrônica.

·        Ter disponibilidade para viagens para teste e avaliação de atividades do trabalho.

 

REQUISITOS

·        Mestrado concluído ou Doutorado em curso em alguma das áreas temáticas:

Ergonomia, Usabilidade, Desenvolvimento de Projeto de Produto e Sistemas Informacionais

Experiência comprovada no desenvolvimento de produtos e/ ou em pesquisas acadêmicas no campo da Ergonomia.

·        Conhecimento aprofundado em Ergonomia voltada ao desenvolvimento de produtos industriais.

·        Experiencia em modelagem 3D de projetos e na utilização de tecnologias de impressão 3D.

27/10/2025 às 09:41
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial DTI-B 

Higor Figueiredo Ribeiro

23/10/2025 às 15:46
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial DTI-B 

Higor Figueiredo Ribeiro

21/10/2025 às 08:49
Convocação para Entrevista

Convocamos o candidato a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 22/10/2025, no horário especificado.

As entrevistas serão realizadas por videoconferência, através da plataforma Google Meet:  https://meet.google.com/cga-ohuc-ema

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial DTI-B 

8h:30min - Higor Figueiredo Ribeiro

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